Mulheres compram mais cosméticos em época de crise econômica. Pesquisas explicam o porquê

*Notícia de: Jornal Folha de São Paulo

Em tempo de recessão econômica, a instrução geral é para a contensão de gastos. No entanto, é justamente nessa época que cresce a busca e compra de cosméticos de luxo entre as mulheres. O estudo “Boosting Beauty in an Economic Decline: Mating, Spending, and the Lipstick Effect” (“Turbinando a beleza durante o declínio econômico: namoro, gastos e o efeito batom”), publicado em um veículo norte-americano, explica esse comportamento.

A pesquisa relacionou dados econômicos dos últimos 20 anos nos Estados Unidos com os gastos da população em diversas categorias de produtos. O resultado foi que, em períodos de crise, há uma queda na compra de móveis e produtos eletrônicos, enquanto cosméticos e artigos que ajudam a melhorar aparência são mais procurados.
Esse fenômeno é chamado de “Efeito Batom” e atinge mulheres que, quando se deparam com a situação de desemprego e recessão, investem em produtos de beleza sofisticados, a fim de melhorar a aparência e realçar seus pontos fortes. Isso para tornarem-se mais atraentes e conquistarem companheiros com boa situação econômica.
A antropóloga e doutora em psicologia, Sarah Hill, também realizou uma pesquisa sobre o assunto e explicou que o consumo de produtos de luxo, que são muito mais caros, permanece durante o período de recessão porque as mulheres acreditam que eles sejam mais eficazes. Ela ainda afirma que esse comportamento nem sempre é planejado, que algumas mulheres podem agir dessa maneira sem mesmo perceber.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s