Cinco anos a menos com a maquiagem certa

*Notícia de: Portal Boa Forma

Uma maquiagem bem feita é fundamental para ganhar um ar descansado e rejuvenescido. Já escolher produtos errados ou aplicá-los da maneira incorreta pode fazer o efeito contrário. Experts revelam os truques do make anti-idade.

 1. Hidratação para começar bem o ritual
Você pode usar uma base revolucionária, o blush mais falado na internet, o batom de efeito mate mais lindo do universo, nenhum produto vai dar um resultado natural e impecável se o seu rosto estiver ressecado e descamado. Com o avanço da idade, a pele tende a perder água com mais facilidade, por isso é importante redobrar os cuidados. Os dermatologistas recomendam cremes à base de ácido hialurônico, ativo que atrai as moléculas de água, deixando a pele mais hidratada e lisa. Oleosidade é o seu problema? Nem pense em dispensar a hidratação, pois óleo não é água. Lance mão de um produto de textura leve, de preferência loção ou sérum, e que contenha ação antibrilho.

2. Primer, muito prazer!
Se você ainda não conhece, estamos falando de um produto rico em silicone que deve ser aplicado antes da base. Além de aumentar a durabilidade da maquiagem e dar um toque aveludado à pele, também contém partículas de disfarce ótico, que suavizam as pequenas imperfeições, como linhas, rugas e manchas. Só não vale exagerar na quantidade. O excesso de primer forma uma camada grossa sobre a pele, deixando-a opaca e, portanto, perdendo o ar fresco.

3. Base líquida para não marcar ruguinhas
Por permitir a construção de várias camadas (conforme a necessidade de cada pele), a base líquida é a opção perfeita para dar o efeito natural sem evidenciar as linhas de expressão. Não recomendo os produtos com alta defnição. Na minha opinião, as bases HD prometem pele perfeita, mas são secas e pesadas. É melhor optar pelas mais fuidas que refletem a luz e deixam o visual iluminado. Para aplicar a base, use o pincel duo fber (aquele redondo e grosso com cerdas pretas e brancas nas pontinhas), que não deixa o cosmético acumular e garante um resultado homogêneo.

4. corretivo com moderação
Camufar olheiras não é uma missão fácil para ninguém – se exagerar, pode causar a impressão de que você está de máscara. O resultado piora para as mulheres que já têm pés de galinha, já que eles fcam marcados, especialmente com as versões compactas, cremosas ou em bastão, mais densas e que se acumulam nas linhas. A melhor alternativa é o corretivo líquido. Ele não é tão efciente para cobrir olheiras, mas, em compensação, deixa a maquiagem mais natural.

5. Adeus, pó compacto!
Os maquiadores usam cada vez menos pó compacto por causa do efeito craquelado que ele causa na pele madura – nas mais jovens, que não precisam de tanta correção, os pós estão sendo substituídos pelos BBCreams. Mas o produto tem o seu valor: controla o brilho do rosto. Se você tem pele oleosa, aposte no pó translúcido solto e aplique-o apenas sobre a testa, o nariz e o queixo. Um brilho sutil é bem-vindo e dá naturalidade. Outro truque, é pressionar um lenço de papel fino no rosto, por cima do make, para evitar o brilho excessivo.

6. Blush no lugar certo
Ele é indispensável para quem quer ganhar ar de saúde. Para um efeito rejuvenescedor, o ideal é realçar a parte superior das maçãs do rosto, evitar passar o blush na diagonal, da bochecha às têmporas, se o objetivo for parecer mais jovem. As novas texturas de blush – em creme, em mousse ou líquido – também são boas opções, porque se fundem perfeitamente com a pele dando a impressão de um rubor natural e iluminando o look.

7. A sombra que não evidencia as linhas
É preciso tomar muito cuidado na hora de escolher a sombra: as cremosas acumulam nas dobrinhas dos olhos, enquanto as cintilantes evidenciam linhas finas. A melhor escolha para quem já apresenta sinais da idade é a sombra opaca ou, no máximo, acetinada em tons terrosos, acobreados e dourado-queimado. A menos que você deseje parecer uma teenager (ou que vá a uma festa anos 1980), desista das sombras coloridas. Apesar das cores vibrantes estarem na moda, fca inadequado dependendo da pessoa e da ocasião.

8. Lápis marrom para dar mais leveza
Não é regra, mas usar o lápis marrom-escuro no lugar do preto deixa o visual menos carregado e é perfeito para proporcionar profundidade ao olhar. Em vez de aplicá-lo ao redor do olho todo, faça somente um  traço da metade da pálpebra para fora, tanto em cima como em baixo, e esfume. Fica elegante e sofsticado. Deixe o preto apenas para quando você fzer um olhão impactante para ir a uma festa.

9. Lábios defnidos e com mais volume
O batom mate é uma ótima estratégia, já que define os lábios e não escorre nas linhas finas. Também existem batons que contêm ácido hialurônico (ativo que deixa a pele da região mais lisa e cheia) e outros com partículas cintilantes, que refetem a luz e dão a ilusão de boca maior. Cores claras, como o rosa e o laranja, e os tons que puxam para o dourado também causam a impressão de lábios cheios. Se for usar um gloss com brilho por cima do batom, espalhe uma pequena quantidade apenas no centro dos lábios.

10. Contorno labial: sim ou não?
O lápis para o contorno dos lábios é uma arma poderosa para dar defnição à boca (com a idade, ela vai murchando, infelizmente) e evitar que o batom manche. Mas cuidado para não fcar artifcial. Isso só acontece quando o lápis se sobressai à cor do batom e cria uma linha que diferencia os dois produtos. A saída é escolher um produto exatamente da mesma cor do batom. Também já existe lápis labial transparente, que apenas cria uma barreira para o batom não escorrer.

11. Iluminada em vez de bronzeada
Se por muito tempo você usou pó e blush bronzeador para ganhar aquela cor, troque esses produtos por um bom iluminador (de preferência em creme). Isso porque o look bronze total (até mesmo aquele conquistado com maquiagem) envelhece. Para igualar a cor do rosto com a do corpo, invista numa base um tom ligeiramente mais escuro do que a sua pele e destaque, com o iluminador, pontos estratégicos: os ossinho das maçãs do rosto, a linha abaixo das sobrancelhas, o canto interno dos olhos, a base do nariz e o biquinho da boca. Para completar, você pode escolher um blush rosado, para dar aquela cor de saúde. É a forma mais atual de conseguir uma imagem fresca de quem aproveita a vida ao ar livre. Depois de aprender esse truque esperto, é hora de incluir já um iluminador no nécessaire do dia a dia!

Desenhe as sobrancelhas e levante a expressão
Já ouviu falar que o formato certo das sobrancelhas vale por um Botox? O truque funciona: uma leve arqueada é o sufciente para levantar a expressão, dar a impressão de pálpebras menos caídas e valorizar o olhar de forma geral. Mas cuidado: sobrancelhas muito fnas estão ultrapassadas e têm uma cara datada, o que facilmente envelhece o visual. Para não errar, procure a ajuda de um profssional antes de usar a pinça sozinha (pelo menos uma primeira vez). Além disso, conforme o tempo passa, os pelos da região fcam mais grossos e longos, além de grisalhos, por isso é importante fazer a manutenção com mais frequência, a cada 30 dias, tingir e aparar os fos com uma tesourinha.

 

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s