Conheça sete gafes imperdoáveis cometidas no ambiente de trabalho

*Notícia de: Portal Uol

Existem tipos de comportamento que não são bem vistos no ambiente de trabalho e comprometem a avaliação de quem age de acordo com tais padrões. São considerados pelos especialistas como verdadeiras gafes, e geralmente quem comete esses deslizes não percebe quão nocivos eles podem se tornar.

Um exemplo clássico é o do empregado que passa por cima de seu superior hierárquico direto na tentativa de conseguir um aumento de salário.

Comportamentos que queimam o filme

O esquecidinho

Não confie muito na memória. Se o chefe não está em sua mesa e você atende ao telefone dele, é melhor anotar o recado para não passar pelo constrangimento de se esquecer de transmitir a mensagem. Esses lapsos podem fazer com que você não inspire mais confiança em seus superiores.

Casual além da conta

Na festa de final de ano, na comemoração de uma promoção ou no happy hour, procure não relaxar a ponto de perder a linha. O ambiente pode ser informal, mas as pessoas são as mesmas que você encontrará no trabalho no dia seguinte. Não é recomendável beber a ponto de se esquecer do que disse ou do que fez.

Vacilo eletrônico

Cuidado com o que escreve nas redes sociais. Mesmo que o chefe não esteja entre seus amigos no facebook, alguém que ele conhece certamente estará – e poderá dar com a língua nos dentes a respeito de alguma observação inoportuna que você tenha postado. Não use o e-mail corporativo para replicar correntes e spams.

Fala muito

Sempre existe aquele que perde a oportunidade de ficar calado. Falar alto, fofocar sobre a vida alheia e deixar vazar informações confidenciais são indiscrições que comprometem a imagem do profissional. Uma gafe clássica é perguntar a uma mulher gordinha se ela está grávida.

Perde o emprego, mas não a piada

O fio que separa o engraçado do inoportuno é muito tênue. É preciso ter cuidado especialmente em relação a comentários jocosos – e eventualmente preconceituosos – sobre minorias e temas relacionados a política e religião.

Traje ou ultraje?

O modo de se vestir precisa estar adequado à cultura da organização. Ambientes mais formais costumam reprimir quem trabalha de jeans e tênis, mas eles caem bem no escritório em que os próprios chefes preferem roupas mais despojadas. Nesse caso, a gafe pode ser o uso de terno e gravata.

Quem vai me dar um aumento?

Uma das maiores “bolas foras” no trabalho é passar por cima do superior imediato e recorrer a níveis hierárquicos mais altos para pedir um aumento de salário. Essa atitude quebra a confiança entre chefe e subordinado.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s