Validade de maquiagens e cosméticos

*Notícia de: Blog Sou mãe e me cuido
Uma coisa é certa, as mulheres adoram colecionar maquiagem. Elas têm a impressão que precisam de todas as cores/marcas/texturas de batons, sombras, bases, máscaras de cílios.
Mas toda essa coleção custa caro e tem prazo de validade, que se usado fora da data determinada pelo fabricante pode agravar o quadro de acnes, sérios problemas de alergias, inflamações de pequenas feridas e lesões. Tudo isso graças as proliferação de fungos e bactérias. Geralmente quando o produto muda de cor, textura e cheiro é sinal de que a data de validade já expirou.
Os produtos em pó tem uma validade maior que produtos cremosos ou líquidos, mas isso não quer dizer que eles não causam danos a saúde da pele.
Bases e corretivos merecem atenção especial. Por serem usados para esconder espinhas e uniformizar a pele, ficam propensos a contaminação a cada uso. Vai usar o corretivo para disfarçar espinhas? Use-o com a ajuda de um cotonete virando o lado a cada uso. Prefira embalagem com válvula pump que além de evitar desperdício também evita contato direto com o produto.
Produtos em pó (pó compacto, iluminador e blush) começam a perder sua validade quando ficam duros, difíceis de aplicar/esfumar e perdem a coloração.
Use-os sempre com pinceis e esponjas limpas e higienizadas e evite deixá-los em ambientes quentes e úmidos.
Sombras em pó tem duração maior que sombras cremosas. Você percebe que a sombra em pó venceu depois que sua textura ficou dura, difíceis de aplicar/esfumar e pouco pigmentada. Já as sombras cremosas perdem a pigmentação e ficam secas. Sempre feche muito bem seus produtos.
Máscaras de Cílios são os que tem a vida mais curta, sua consistência líquida e embalagem escura é propicia para a proliferação de fungos e bactérias. Geralmente o que diferencia o rímel de uma marca para a outra é o aplicador. Guarde-o e jogue fora apenas o tubo da máscara e antes de usá-lo novamente faça uma boa/ótima higienização com água morna e sabonete antibacteriano.
Evite emprestar batom e gloss para outras pessoas. No caso dos batom você pode cortar a pontinha, mas o gloss não tem como fazer higienização.
Todos esses cuidados também valem para seus cosméticos, esmaltes e perfumes. guarde-os em locais arejados, fora do alcance do sol e umidade.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s