Protetores com silicone cicatrizam lábios no inverno

*Notícia de: Portal Terra

O vento frio e tempo seco, característicos do inverno, não provocam alterações apenas no sistema imunológico, como também na cútis. No rosto, região constantemente exposta a esses agentes nocivos, os lábios são os que mais sofrem. Segundo especialistas, na ausência de hidratação, a pele fina dos lábios, em contato constante com o pH ácido da saliva, pode sofrer com o ressecamento e rachaduras.

De acordo com Adriano Almeida, dermatologista, diretor do IPTCP (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele), da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) e professor da Fundação Pele Saudável, produtos com silicone na composição e com óleos naturais são os mais indicados para ajudar a cicatrizar os machucados. “Ativos com manteiga de karitê, óleos de abacate e semente de uva, além de produtos com silicone na formulação funcionam bem”, diz Adriano.

O médico lembra ainda que é fundamental ficar atento aos casos recidivos. Além disso, caso as fissuras nos lábios não cicatrizem em até sete dias, o ideal é procurar um dermatologista. Em alguns casos, a constante irritação dos lábios pode indicar problemas mais sérios de saúde. “O câncer de pele é comum nas vítimas de frequente irritação labial”, alerta o médico.

Manteiga de cacau: tradicional e eficaz

Para tratar o problema de lábios somente ressecados, a manteiga de cacau ainda é a melhor opção. “O produto cria uma barreira protetora que mantém essa pele hidratada por mais tempo”, afirma Sara Bragança, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME).

Por causa da falta de melanina, produtos com protetor solar na composição também são muito indicados. “Deve-se usar a proteção contra os raios solares a cada duas horas, mesmo no inverno”, diz Almeida. Por outro lado, a dermatologista Sara recomenda que batons com longa duração sejam banidos do nécessaire nessa época do ano. “Eles ressecam ainda mais os lábios e podem contribuir para o aparecimento de fissuras”, finaliza.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s