Cinco frases para jamais dizer ao chefe

*Notícia de: Portal Bolsa de Mulher

Um bom relacionamento entre companheiros de trabalho e gestores é fundamental para um clima agradável no ambiente de trabalho. Porém, é importante estar vigilante em relação à sua conduta. “Fofoca, gritos, palavrões e bajulação precisam ser evitados”, enumera Liamar Fernandes, Master Coach em recursos humanos e certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching. O trato com o chefe então, requer alguns cuidados. Para evitar deslizes, conheça frases que podem ser abolidas no diálogo entre você e seu supervisor . Saiba o que não falar, com as dicas da especialista.

1. Tentei fazer, mas não consegui 
– “Demonstra total inabilidade em cumprir prazos. Caso a tarefa estaja muito complicada, o ideal é que o funcionário leve esse problema ao chefe na mesma hora. Ficar protelando as responsabilidades e chegar na última hora dizendo que não cumpriu é uma atitude extremamente desnecessária.”

2. Não sou pago para fazer isso – “Para mim, isso soa como falta de espírito de equipe, além de inflexibilidade. O profissional deve sempre pensar no bem da empresa. Se determindada tarefa não faz parte da sua listas de atividades, não custa nada dar uma força para os outros para um melhor resultado. E, se de fato não der para você fazer, existem formas mais educadas de dizer que não está apto a determinado tipo de trabalho.”

3. Não tenho tempo para isso 
– “Além de ser falta de educação portar-se dessa maneira com seu gestor, demonstra inabilidade de negociação. O funcionário precisa saber como se comunicar com seu chefe. Caso esteja com muitas demandas, é válido perguntar ao chefe qual é a prioridade para que você possa se organizar e entregar o que é mais importante dentro do melhor prazo. Dessa forma, você mostra que está à disposição da empresa, sempre pensando nos melhores resultados.”

4. Isso não é responsabilidade minha – “Em caso de falhas na produção pela irresponsabilidade de algum companheiro de trabalho, não adianta usar a má conduta do outro para justificar. Se você percebe que os outros estão atrasando suas metas e você depende deles para cumpri-las, você deve lembrá-los que é necessário que a parte deles esteja pronta para que você possa fazer a sua. Para isso, é preciso saber se comunicar, ser bem relacionado e jamais ter uma postura arrogante. Lembre-se que cruzar os braços e culpar terceiros pelo resultado final ruim de um trabalho demonstra uma falta de habilidade sua.”

5. Estava animado no happy hour ontem, hein?! – “Momentos de descontração são importantes e fazem parte da rotina da empresa. Mas há hora e lugar para tudo. O local de trabalho não é ambiente para fazer comentários sobre o happy hour da noite passada. Cabe ao funcionário saber separar as coisas”.

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