Virei chefe. E agora?

Notícia de: Portal Bolsa de Mulher

Chefiar uma equipe é um desafio. Por mais que você passe a carreira profissional desejando ter o cargo de gestor, é natural que, ao ocupar o lugar de chefe, suba aquele friozinho na barriga. Neste período pode surgir uma insegurança natural, mas que deve ser rapidamente superada pela habilidade do gestor em trabalhar com a sua equipe.

Abra os ouvidos

O primeiro passo é saber ouvir. Ouça seus diretores e subordinados. Você conseguirá captar informações valiosas.

Satisfaça as expectativas
Nunca prometa algo que você não pode cumprir. Só faça o que tem certeza e esteja preparado para lidar com conflitos. Tenha cuidado na hora de gerenciar as expectativas. Exemplo: se a expectativa for muito alta e a experiência for baixa, ele vai ficar insatisfeito. Ou seja, não basta apenas atingir a meta; é necessário gerar satisfação. De que forma? A expectativa tem que ser menor ou igual a experiência.

Motive a equipe
Saiba encorajar e motivar as pessoas ao cumprimento das tarefas. Equipe motivada rende mais e tem melhores resultados. Continue com a mesma energia que o levou à promoção e não se acomode.

Conheça os subordinados
Conheça bem as pessoas que lidera. Isso vai lhe dar propriedade para saber como se comportar e cobrar. O bom líder tem que ter sensibilidade para passar da melhor maneira determinada tarefa para seu subordinado. Entender o outro é uma característica de um chefe preparado para ocupar o cargo de gestor e serve para a vida de uma maneira geral.

Saiba criticar
Jamais critique o subordinado na frente dos outros. Chame-o na sua sala e inverta o paradigma. Aponte as qualidades do funcionário e faça elogios. Mostre o que está bom e o que o deixou satisfeito com o trabalho. Destaque os pontos positivos da tarefa. Esta atitude, inversa ao que normalmente é feito pelos chefes, irá criar uma relação de confiança entre gestor e subordinado. Na hora de criticar, o subordinado não irá encarar de uma maneira negativa, mas sim construtiva.

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s