Atender ou servir? Eis a questão

Por Rose Gonçalves – Assessoria em Beleza

Sempre que escrevo sobre atendimento tiro como exemplo coisas que aconteceram comigo. Em outro artigo, falei de como o atendimento de um vendedor de coco me surpreendeu (positivamente, claro). Por isso, hoje vou falar sobre um atendimento que recebi em um restaurante neste último final de semana.

Entramos eu e meu marido em um restaurante, quando fomos recebidos por um garçom muito sorridente. Nós gostamos muito de sair, mas, na maioria das vezes, me estresso – e muito – com o mau atendimento que recebemos.Voltando a história, fizemos o pedido e estávamos tranquilamente conversando e bebendo quando, de repente, vejo o garçom olhando para o meu copo. Achei aquilo estranho,  e, sem que eu tentasse entender, ele diz: “Senhora com licença, vou retirar seu copo pois ele está sujo”.

Espantei-me, pois eu não havia percebido nada. Meu marido, muito sarcasticamente disse: “Quero o ver trazer outra bebida sem cobrar no lugar da que estava em seu copo”. Eu apostei que ele traria! Ele trouxe outro copo, pediu desculpas – novamente – e claro ganhei a aposta, pois ele trouxe outra bebida sem cobrar.

Na hora de irmos embora, agradeci sua gentileza e sua forma de nos atender e ele respondeu: “Senhora, esse é meu papel, pois estou aqui para servi-la e não somente para atendê-la”. Achei aquilo o máximo! E remeti a forma como atendemos nossos clientes diariamente.

Quantas vezes estamos em um dia ruim e, no trabalho, cometemos o erro em descontar em quem nada tem haver com a história –no caso, nosso cliente? Quantas vezes simplesmente atendemos, ao invés de servirmos?

Pois é isso que o nosso cliente merece: Ser servido, pois se ele escolheu nosso espaço e nos escolheu como profissional. É o mínimo que podemos fazer por ele! Nosso cliente é nosso convidado (lembre-se!) e merece ser tratado como tal.

Por isso, quando o próximo cliente entrar em seu espaço, sirva-o com o seu melhor sorriso, seus melhores produtos e seus melhores serviços. Surpreenda-o, pois são nestes gestos está a verdadeira arte de servir!

Comente

