Equipe feliz: Segredo do sucesso

As razões que levam as pessoas ao mercado de trabalho vão muito além de um contracheque no fim do mês. Todos nós estamos em busca de um propósito, de significado para aquilo que fazemos todos os dias, pois a maioria das pessoas passa muito tempo no trabalho, o que dificulta definir uma fronteira entre o corporativo e o privado.

Não há outro caminho, só vão se sobressair nesse cenário as empresas que contarem com equipes de alto desempenho, trabalhando de forma alinhada e coesa. Dessa forma, as empresas tem a missão de conciliar as aspirações pessoais dos funcionários com os objetivos e metas organizacionais, e de proporcionar ambientes de trabalho positivos, que fomentem a criação de relações de confiança e de cooperação.

Mas isso só é possível com o apoio da liderança. É papel dos líderes envolverem as pessoas e fazer com que, de fato, se sintam parte da organização. Sejam eles líderes de um pequeno time ou de uma grande organização multinacional. Não há desempenho diferenciado em times desengajados ou desmotivados. Ao contrário, pessoas felizes são mais dedicadas, mais criativas, têm mais energia e se mantêm produtivas por muito mais tempo. Existe uma relação direta e comprovada entre a felicidade dos profissionais, a satisfação dos clientes e os resultados de negócio.

No contexto corporativo, felicidade não é a ausência de tristeza ou de dificuldades, nem um estado de otimismo exacerbado, mas a existência de processos capazes de criar valor para todos os públicos com os quais a empresa interage.

Em última instância, empresas que apóiem os profissionais na descoberta de suas potencialidades e os desafiem constantemente, proporcionem oportunidades para que possam se desenvolver e lhes ajudem a entender a importância e o impacto de seus trabalhos são as que vão dispor de times com paixão pelo que fazem e com energia o suficiente para levá-las ao próximo patamar, seja ele qual for.

(Texto de: Portal Bolsa de Mulher)

Comente

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s