Conquistando clientes fiéis

Todo empresário sabe o quanto é difícil conquistar clientes. Tão difícil quanto conquistar, é mante-los. E para o ramo de beleza, a fidelização é muito importante. As mulheres, principalmente, precisam se sentir confiantes ao fazer um serviço de beleza e, se gostarem, voltará sempre que precisar – mesmo que more longe do salão.

Para isso, é preciso algumas regrinhas básicas. Rose Gonçalves, da Assessoria em Beleza, respondeu algumas dúvidas sobre profissionais da área em relação a fidelização da clientela. Veja:

Da recepção ao dono do salão: quais maneiras práticas eles devem ter para fidelizar seus clientes?
R: O cliente precisa se sentir bem no ambiente. Precisamos tratá-lo como se ele fosse um “convidado em nossa casa”.
• Trate o cliente pelo nome (nunca utilize “querida, gata, fofa, linda ou outros nomes que mostrem intimidade).
• Tenha um ambiente em seu salão agradável, com uma música ambiente adequada e serviços de copa como: aguá, café, sucos (existem sucos tão baratos no mercado) até um vinho branco ou espumante… E agora para o verão, que tal servir uma gelatina para suas clientes?;
• Crie um cartão fidelidade onde ele acumula pontos. Por exemplo: dez unhas feitas ele ganha uma;
• Campanha do amigo (a). A cada “amigo (a) indicado ele (o cliente) ganha um desconto;
• Promova degustação de novos produtos para estes clientes;
• No dia de seu aniversário, mande uma mensagem e dê algo para ele, como uma hidratação, por exemplo;
Através de ações simples você pode fidelizar seu cliente e ainda fazer com que ele indique seu espaço.

Por que é tão difícil conquistar essa fidelidade?
R: Porque, infelizmente, as pessoas acham que o cliente é para sempre…. É não é! Com tantos estabelecimentos de beleza na cidade precisamos ter o cuidado de tratar nossos clientes de forma especial. Precisamos nos colocar no lugar dele, ou seja, como eu gostaria de ser tratado? Desta forma não erramos .

Ações de marketing são importantes? Que tipos de ações?
R: Muito importantes e não precisamos de “ações mirabolantes” e muito menos gastar “rios” de dinheiro. Só precisamos usar a criatividade.
Exemplo: use seu fornecedor de produtos como aliado, promova dias da beleza com degustação de produtos, palestras de auto make e de estilo, faça parcerias com academias, lojas, restaurantes, onde sua cliente ganha um desconto para utilizar os serviços de seus parceiros. Faça sorteio de produtos e de serviços (produtos doados pelos fornecedores, claro) promovas chá da tarde ou experimentação de bebidas e use e abuse das redes sociais. E claro, se tiver uma assessoria de imprensa ela te ajudará e muito na divulgação de seu espaço e serviços.

Qual conselho você daria para um gestor que sente essa dificuldade constante?
R: Pesquisar o que seus concorrentes estão fazendo e pesquisar o que outras empresas fazem também. A internet está aí para usarmos e “espiarmos” o que as empresas vêm fazendo para atrair clientes. Informação nunca é demais, por isso é de extrema importância que o empresário deste segmento esteja sempre atualizado com o que o mercado está oferecendo.

 

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