Ponto de Partida para um Atendimento de Qualidade

Você já reparou que tem uma área do salão de beleza que é muito importante por ser o início do atendimento ao cliente? A Recepção.

Para ter qualidade nesse aspecto, é preciso ter um profissional com algumas características:

* Simpatia

*Educação

*Agilidade

*Paciência

*Organização

*Preocupação com sua aparência

Esta última é fundamental, afinal de contas, trabalhamos com beleza e o cliente espera isso de nós. Eçe espera também ser cumprimentado e receber um sorriso de boas vindas, mesmo que a pessoa na recepção esteja ocupada ou ao telefone.

Abaixo, algumas dicas para não errar na recepção:

*Cumprimente o cliente assim que ele entrar, caso esteja ao telefone. Faça um contato visual com o cliente, através de um sorriso, peça licença a quem está na linha e diga ao cliente na sua frente que já irá atende-lo;

* Quando for atender o cliente, pergunte seu nome e horário que estava marcado. Chame o profissional para buscá-lo na recepção, caso o cliente esteja adiantado ou o profissional atrasado. Acomode-o e ofereça revistas, café e água;

* No caso de algum imprevisto, seja paciente. Mantenha a calma e tente resolver a questão. Se não conseguir, chame sua gerente para te ajudar;

* Quando o cliente for embora, pergunte a ele se gostou. Veja se já quer marcar algo para a próxima semana e finalize agradecendo por sua vinda.

E lembre-se: O importante é o cliente sair de lá satisfeito e voltar.

(Por Rose Gonçalves, para a Revista Profissão Beleza)

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